12 abril 2010

Seminário

Comunidades Tradicionais da Ayahuasca
Construindo Políticas Públicas para o Acre

Realização: Câmara Temática de Cultura Ayahuasqueiras – CMPC/FGB, Assembléia Legislativa do Acre, Fundação Elias Mansour – Governo do Estado do Acre, Centros Tradicionais da Ayahuasca

Data: 12,13,14 e 15 de abril de 2010 – Rio Branco - Acre

Local: Horto Florestal

Dia 15 – Plenário da Assembléia Legislativa

Programação

Dia 12 - Segunda- feira

14h - Abertura do Credenciamento

14h 30 - Solenidade de Abertura Oficial

16h30 - Mesa Redonda - História da Ayahuasca e sua importância na formação histórica do Acre

Participantes – Antonio Alves, Francisco Hipólito e Edson Lodi

17h40 - Intervalo – Coffe Break

18h às 21h30 - Sessão Temática: Cultura, Educação e Turismo

Dia 13 – Terça-feira

8h30 às 10h30 - Sessão Temática: Saúde

10h30 às 12h30 - Sessão Temática: Segurança Pública

12:30/14:00: Almoço

14h30 às 18h - Sessão Temática: Meio Ambiente e Urbanismo

Dia 14 – Quarta-feira

8h30 - Leitura da sistematização das sessões temáticas, debates e aprovação do documento final para encaminhamento das Propostas à Assembléia Legislativa

12:00/14:00: Almoço

14:30: Continuação da plenária e encerramento do seminário.

Dia 15 – Quinta-feira

10h - Seção Solene de Entrega dos títulos de Cidadão Acreano aos três Mestres Fundadores

---------

A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras do Conselho Municipal de Políticas Culturais realiza junto com a Assembléia Legislativa do Acre, Fundação Garibaldi Brasil e a Fundação Elias Mansuor o Seminário "Comunidades Tradicionais da Ayahuasca – Construindo Políticas Públicas para o Acre" que irá acontecer de 12 à 14 de abril no Horto Florestal, que culminará com a realização de uma Sessão Solene a ser realizada pela ALEAC na manhã do dia 15.

Os debates vão ser realizados em torno dos eixos temáticos: Cultura, Educação e Turismo; Saúde e Segurança Pública; Meio Ambiente e Urbanismo. O objetivo é discutir esses temas levando em conta as particularidades das comunidades tradicionais da ayahuasca acreanas, contribuindo para a construção de políticas públicas mais adequadas. A partir das discussões, será elaborado um documento com propostas a ser entregue à Assembléia Legislativa do Acre.

O encontro começa no dia 12, das 14h, sendo realizado no Horto Florestal até o dia 14. No dia 15 haverá uma Sessão Solene de Entrega dos títulos de Cidadão Acreano aos três Mestres Fundadores das comunidades tradicionais da ayahuasca, Mestre Irineu Serra, Mestre Daniel Mattos e Mestre Gabriel Costa, na Assembléia Legislativa do Acre a partir das 10h.

A ficha de inscrição para os interessados a participar do seminário está disponível no blog Cultura RB (http://culturarb.blogspot.com), sendo também possível a inscrição no dia do evento.

Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras – É uma das 34 Câmaras Temáticas do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que faz parte do Sistema Municipal de Cultura, criado em 2007. Para participar do Conselho e participar das reuniões mensais, basta realizar o Cadastro Cultural do Município de Rio Branco na sede da Fundação Garibaldi Brasil

Um comentário:

luHelena disse...

Antonio,
Tenho grande admiração por tu, não somente pelo teu brilhantismo intelectual - que já é tua marca registrada desde tempos "imemoráveis", mas por tua evolução pessoal e espiritual. Ainda que sei que tu terás que "malhar" muito para chegar lá...rsrsrs (todos nosotros), sei tb que estás comprometido com a evolução de tu e dos seres humanos - próximos ou distantes. Para estes uma ajudinha, uma palavra, um toque, um gesto, um abraço, encorajamento (cada um tem que trilhar seus próprios caminhos), pois não somos grandes (como já imaginávamos salvaticamente), demais para efetuar grandes ajudas num mundo terrível e, ao mesmo tempo, cheio de belezas! Descobri hoje, ou já há alhum tempo, que estou rodeada de doçuras - de ternuras.
Admiro-te tb por sua coragem de ter organizado um encontro desta natureza, principalmente num momento que a mídia denigre o Santo Daime ou os AYashuqueiros (não sei diferenciar um do outro).
Mas, admiro-te ainda mais pela sua capacidade de se tornado mais gente e amar o próximo. (Confesso que nunca havia sentido verdadeiramente o teu amor).
Em nossa época pregressa não poderíamos ser maniqueístas (ainda não é um bom divisor de águas...), mas saber que tu és do bem me alegra muito, dá-me fé na vida.
Ajudaste-me mais uma vez em optar pela vida e que isso vigore num crescendo (ou como dizem num espiral) até o dia de eu fazer passagem para outra vida!
Muitos beijos afetuosos.
Tua mãe amorosa e sempre amiga.
lu