11 maio 2009

Caminho da Terra









A estrada da Terra vai dar no céu, se eu souber andar, se eu parar e respirar, se eu cantar. A estrada da Terra vai dar no céu, se eu olhar onde piso, onde pisei, onde vou pisar. Se eu olhar para todos os lados. Se eu olhar para cima. Porque o caminho não existe sem mim. Na verdade, o caminho existe em mim. Por ele, posso chegar a qualquer inferno da dor e da loucura, posso cair no abismo do nada, posso me perder no escuro, posso dar com a cara no muro. A cada passo, em cada rumo, uma vontade me move. Ao vento lanço meu brado: existo! Sou esta gota de suor no peito, a têmpora latejante, o ar nas narinas. Sou este ombro que aguenta carga e para o qual a carga é leve. Sou o pensamento, a prece, o cansaço, o alívio da chegada. Sou o destino, onde quero chegar. E se eu quiser chegar ao céu, então a estrada da Terra vai dar no céu.



10 comentários:

luciahelena disse...

Que maravilha de texto. Um primor!
É assim que procuro viver: entre o céu e a terra. É tão bom por os pés descalços na terra (aprendi a fazer isto, após longo processo), receber sua energia, e, conectar-se com nossa realidade interna e externa; mas não abro mão de minhas viagens celestiais, de alcançar o céu viajando nas asas dos pássaros. Sonhos, delírios, utopias, é fascinante viajar com liberdade no imaginário (e no chão), olhando para cima e para baixo. E, de repente, céu e terra se encontram formando uma unidade vital, com múltiplas possibilidades.

Márcia Corrêa disse...

Tão bonito que eu tomei a liberdade de postar no Papel de Seda.

Lulih Rojanski disse...

Eu, por mim, pegava essa estrada pra nunca mais voltar...
Bj

Magda Tomaz disse...

Estou procurando a estrada,
ás vezes, penso em desisti, outras - como agora por exemplo - respiro fundo e saio correndo, pra não perder mais tempo.
Quando eu achar, eu te conto.

Texto inspirador.

Após algum tempo visitando, tive coragem de comentar. Um Grande abraço.

Anônimo disse...

Essa estrada de terra e o céu,me fez lembrar a minha primeira comunhão com o Daime: a miração era um caminho de terra,onde eu andava querendo chegar e cada vez mais o caminho se estendia e se encontrava com o infinito.Não tinha parada final.

luciahelena disse...

Repentinamente olhei para uma das estantes de minha biblioteca e me defontei com um livro maravilhoso que li neste início de ano. Lembrei imediatamente de ti. O livro se intitula "Filhos do Céu", de Edgar Morin e Michel Cassé, traduzido em português de Portuga pelo instituto Piaget. Tá nas livrarias brasileiras. Creio que tu vais gostar!
Para alcançar a estrada do céu temos que sê-lo - filhos do céu.

walmir.AC.lopes disse...

Caro Poeta:
Os dias foram amargos, as noites azedas. Esperanças com brilho de lua nova. Peça teatral abaixo da crítica. Mudo cenário, mudos atores. Enfim caiu o pano do primeiro ato. Descobri sobre vivência, que a mais absoluta relatividade – não só pode quem pode, não só cansa quem corre, não só alcança quem anda – é regra geral. Meu referencial havia se perdido no ponto cego do retrovisor. Apesar de tudo, sabia que estava lá e não perdí o rumo. Chego aos poucos, comendo pelas beiras feito papa quente. As imagens também hão de chegar em DVD. Guigui, agora mais centrado- até mais que o pai -, não esquece os amigos e os bons momentos. A vida recomeça, embora timidamente. Maria aguarda cessar o turbilhão das águas pra tentar a revanche pessoalmente. Parabéns pela casa nova e bem decorada. A partir de hoje, as visitas serão mais freqüentes. Tempus fugit? Ainda bem, não?Abs

Andrey Neves disse...

Talvez o "caminho" seja o próprio homem, trilhado em um universo diferente daquele preconizado por Kant no campo da moral,se ele diz sim a um ideal de comportamento,eu digo não, esse ideal não existe. Interesante então, para entendermos o que está acontecendo no século XXI, seria percorrer a obra de Jacques Lacan e sua crítica ao sujeito cartesiano, que ultrapassou os limites da clínica psicanalítica.

Márcia Corrêa disse...

Toinho, essa foto do caminho da Terra é uma revelação. Quantos invisíveis caminham por ele assim na direção do sol, so céu... Eu mesma me vi a caminhar. Linda imagem.

luciahelena disse...

Antonio, não me canso de clicar em seu belo texto de estradas para estar na terra e, a um só tempo, poder atingir o céu. Claro, somente posso fazer nos meus intervalos de tempo; quando estou muito exausta de trabalhar clico nesta belezura e formozura de texto (e de fotos) e viajo.
Eita viajeira...
Mas, já te disse, agora já consigo fincar os pés na terra. Entre o céu e a terra. Vida! Bate comigo.
Gracias por tu nos ofereceres esta pérola! Uma verdadeira jóia.
Abs.,
lu