18 dezembro 2009

No clima

Este corpo não foi a Copenhague, esta mente ainda não voltou de lá. Passei os últimos dias procurando notícias. Marina ganhou todas. Lula, que antecipou sua chegada à reunião antes que a desinformada e arrogante Dilma botasse tudo a perder, acabou assumindo propostas que antes recusava na tentativa de evitar o naufrágio do navio em que viaja com os "líderes" do mundo. Foi engraçado ver, hoje pela manhã, o artigo do Zé Dirceu criticando a proposta de Marina (da contribuição brasileira ao fundo mundial do clima) no exato momento em que Lula discursava na Conferência desse aceitando o "sacrifício" e recitava o mea culpa: isso acontece porque não cuidamos antes. Digo que foi engraçado mas, francamente, nem dá pra rir.
Estive em Brasília em outubro e fiquei surpreso ao notar que Marina, embora falasse da importância da Conferência de Copenhague, não parecia estar ansiosa com os resultados. Perguntei a respeito e ela deu a entender que o resultado real era a mobilização e o esclarecimento da população e que isso já estava ocorrendo, independente das posições oficiais dos governos. Hoje entendi isso com mais clareza ao ler o artigo de Saleemul Huq, que publico agora, no momento em que Obama, Lula e outros "líderes" iniciam mais uma reunião de emergência para tentar chegar, nos últimos momentos da Conferência, a um acordo que não salve o mundo mas ao menos as aparências.

O dia que tudo mudou em Copenhague
Por Saleemul Huq*
Copenhague, 18 de dezembro (Terramérica).- Trabalhei em temas de mudança climática por muitos anos, primeiro como pesquisador em minha Bangladesh natal e depois no Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e como membro do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática. Vi com meus próprios olhos as ameaças que representam a mudança climática nas regiões secas da África, nas montanhas do Himalaia e nos vastos deltas baixos da Ásia. Testemunhei anos de falta de ação nas cúpulas da Organização das Nações Unidas, que não deram a resposta necessária porque os negociadores escolheram proteger estreitos interesses nacionais e econômicos em lugar de assumir o desafio de proteger as gerações futuras.

Discuti com os que negam a mudança climática e têm fortes vínculos com indústrias poluentes, e que nunca estiveram nas aldeias e comunidades vulneráveis, onde a mudança climática já mostra seus impactos. Se o fizessem, notariam o dano que sua ideologia causa nas pessoas que menos contribuíram com esta ameaça mundial. E agora, em dezembro de 2009, em Copenhague, creio que chegamos a um ponto de inflexão. Copenhague será lembrada nos próximos anos. Não pelo que ocorrer hoje, quando os líderes mundiais encerrarem a 15ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-15), mas pelo que ocorreu no sábado passado.

Naquele dia, gente dos mais diversos estilos de vida de todo o mundo assumiu a iniciativa que deveria ser ostentada pelos que se dizem nossos líderes. Além das palavras que estes presidentes e primeiros-ministros decidirem incluir em um “protocolo” ou “acordo”, é o povo do mundo que tem de escrever no muro. Os líderes que decidirem ler essas palavras nos farão avançar. Aqueles que as ignorarem serão arrastados pela maré da história. O dia 12 deste mês assinala o momento em que grande parte do mundo se levantou para executar uma mudança verdadeiramente global. Haverá retrocessos (como um acordo medíocre esta semana), mas a maré já se movimentou. E não pode voltar atrás.

Mais além do que conseguirmos em Copenhague – e sou otimista, apesar das manobras políticas – estamos em um caminho novo e inexorável. Os líderes que compreenderem isso podem proceder dos lugares mais inesperados. Vejamos, por exemplo, o presidente Mohammad Nasheed, da diminuta Maldivas.

Em poucos meses voltarei a Bangladesh para combater a mudança climática real, para opor-me às más (ou inadequadas) políticas que a abordam. Minha ambição para os próximos anos é ajudar a população de um dos países mais pobres e vulneráveis – e, entretanto, mais resiliente e inovadora – para que deixe de ser o emblema mundial de vulnerabilidade e passe a ser reconhecido como, talvez, o que melhor se adapta.

Volto à minha pátria para criar um novo Centro Internacional para a Mudança Climática e o Desenvolvimento, no qual aspiramos aprofundar a capacidade de governos, organizações da sociedade civil, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e muitos outros atores das nações em desenvolvimento para responder aos desafios que a mudança climática apresenta. O novo centro oferecerá capacitação sobre como sobreviver (e inclusive prosperar) em um mundo aquecido. Focará principalmente na adaptação à mudança climática nas nações menos adiantadas, mas não se deterá nisso.

Na verdade, planejamos criar instrumentos para que os países industrializados possam enfrentar impactos climáticos adversos. Paradoxalmente, o mundo rico que causou este problema não planejou em detalhe com adaptar-se a ele. Volto à frente de combate à mudança climática, onde a luta real já está em marcha. Vou sabendo que milhões de pessoas de todo o mundo compartilham minhas esperanças e meu otimismo quanto a que a humanidade pode unir-se para enfrentar o desafio que pode determinar nossa vida sobre a Terra.

* Saleemul Huq é membro do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e autor principal dos informes do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática (IPCC), ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

8 comentários:

Veriana Ribeiro disse...

"Minha ambição para os próximos anos é ajudar a população de um dos países mais pobres e vulneráveis – e, entretanto, mais resiliente e inovadora – para que deixe de ser o emblema mundial de vulnerabilidade e passe a ser reconhecido como, talvez, o que melhor se adapta."

pra mim essa frase resume muita coisa. Salvar o planeta? Parece coisa de super heroi, e disso, os governantes mundiais não tem nada. Se formos depender deles, então é melhor começarmos a procurar formas de nos adaptar ao "novo mundo" q está por vim.

Sobre compenhague, tenho 2 perguntas:

1) quem não cumprir o acordo/tratado/pacto/etc vai sofrer que consequencias? Será multado?

2)Haverá uma prestação de contas anual sobre as ações que estão sendo pactuadas? Como podemos ter acesso, e assim, fiscalizar esses governantes?

Até agora nenhuma materia de jornal me respondeu isso.

Antonio Alves disse...

Acabo de ver o noticiário: não houve acordo. As dúvidas que Veriana coloca eram os principais pontos de desacordo. Um: alguns países não queriam "metas vinculantes", ou seja, que passassem a gerar obrigações legas e tivessem que ser cumpridas sob pena de sanções diplomáticas, econômicas etc. Dois: outros países não queriam que suas ações fossem fiscalizadas e suas metas fossem, verificadas por observadores externos.
No final, talvez valha o que diziam algumas vozes do ambientalismo mundial: não ter acordo é melhor do que um acordo ruim. Mas isso vamos ver.

Anônimo disse...

olha eu acho 2 coisinhas:

a) Compenhague foi um enorme fiasco,o chocolate Copenhague, esse continua gostoso, apesar do preço salgado.

b) A plebe rude e ignara do planeta nao esta nem ai para o assunto, isso so mobiliza eco chaaatos, ONGs e uma penca ainda maior de gente frustada ou socialytes desocupadas.

Então desde que o mundo é mundo as coisas seguirao o rumo que devem seguir, a despeito desse povin que habita este lugarzin miserento chamado Terra.

anónimo

LuHelena disse...

My God, escrever um comentário no momento que estava esperançada depois de ler o artigo de Saleemul Huq e me defrontar com o comentário acima de quem nem coragem tem de assinar sua opinião (se é que ele emitiu uma opinião), me criou um sentimento ambíguo: tristeza em saber que pessoas que se dizem pessoas (será que são?) chamam o povo de "povin" e a Mãe Terra de "lugarzin" "miserento" (convido-o, então, Seu anônimo a ir a habitar outro planeta...); e, ainda mais, que vc acha tudo natural as coisas como estão, mas mesmo assim chama nosso planeta de miserento. O que vc está fazendo aqui?
Que pena que vc colocou pedras no meu caminho, mas como diz o poeta saberei tirá-las e voltarei para comentar sobre os ensinamentos de alegria e esperança que me causou Sallemul Huq e a sábia Marina Silva, depois dos resultados da Conferência de Copenhagem. Contudo, e apesar de tudo... Gradecida Antonio Alves por colocar esse belo texto em seu blog e, com base no exemplo de seu autor, a gente poder pensar em outros caminhos, muito mais férteis que os resultados da Conferência da Aparência. Aliás, sem dúvida alguma.
Abraços,
Luciahelenadeoliveiracunha

Anônimo disse...

indus chapel valsad holes responsein punjabi boring fumarate rarity andiii dialogues
semelokertes marchimundui

luHelena disse...

Antonio,
Li uma longa reportagem sobre as implicações de se ter assinado um acordo em Copenhague, nesta recente Conferência, principalmente para os países pan-africanos para quem o aumento de até 2 graus já representa uma impossibilidade de sobrevivência.
Eles dizem que, foi melhor para eles e, para o mundo, não ter chegado a um acordo agora - a um mau acordo:"(...)No início dessa negociação a mera noção de um adiamento era uma heresia ambiental. Mas agora muitos estão vendo o valor de se diminuir a pressa e de fazer a coisa certa. Mais significativo, após descrever o que significariam 2°C para África, o arcebispo Tuto pronunciou que é 'melhor não se chegar a nenhum acordo, do que se assinar um mau acordo'. Isso com certeza seria um desastre político para alguns chefes de estado – mas poderia ser a última chance de se evitar um desastre real para todos os demais".
Contudo e, apesar de tudo, desejo um Feliz Natal para vc e para os demais amigos acreanos, com muito frescor...
Abraços,
luciacreana

Anônimo disse...

Nada mudou,em Copenhagui ou alí na experimental, nada mudou. Mudaram os passos das pessoas, de uma esquina a outra, mudaram de rota barcos e avioes, carros e cycles.O que mudou no rosto do planeta? se alguma coisa mudou,permanece contida,invisivel,absorta em sua mudanca.Mudamos, para aonde?

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we from been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] fitted a long fix now and recollect how to harness the titanic power of Xrumer and adapt it into a Banknotes machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Diverse competitors desire expect 2x or temperate 3x and a a pile of the opportunity 5x what we responsibility you. But we feel in providing great help at a low affordable rate. The large direct attention to of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we aim to support that contemplating in rebuke and afford you with the cheapest standing possible.

Not simply do we be suffering with the unexcelled prices but our turnaround time payment your Xrumer posting is wonderful fast. We intention secure your posting done in the forefront you distinguish it.

We also produce you with a sated log of successful posts on contrary forums. So that you can catch a glimpse of seeking yourself the power of Xrumer and how we be struck by harnessed it to benefit your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can expect to distinguish thousands upon thousands of backlinks for your site. Scads of the forums that your Install you intent be posted on bear great PageRank. Having your join on these sites can deep down help build up some cover grade recoil from links and genuinely as well your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your put more and more popular. And with this inflate in popularity as superbly as PageRank you can envisage to lead your area really rank high-pitched in those Search Engine Results.
Traffic

The amount of see trade that can be obtained aside harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may even be publishing your site to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Visualize 1 mail on a in demand forum disposition inveterately get 1000 or so views, with announce ' 100 of those people visiting your site. These days devise tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your shipping will function at the end of one's tether with the roof.

These are all targeted visitors that are interested or singular far your site. Deem how assorted sales or leads you can succeed in with this great loads of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Keep in mind, Above is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR TWOPENNY ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com