27 dezembro 2012

Semedida

Intenso e um tanto estranho esse 2012, que gostei de encerrar com "Política Zero". Tenho lido a coleção de cronicas agora na forma de livro, tentado encontrar algo ali... e conseguindo, graças a Deus. Espero que mais gente encontre núcleos de densidade naqueles textos.
Não percebemos as mudanças, elas são sutis. Mas ao final de um tempo olho e vejo tudo mudado. Estranho e intenso ano, esse.
.
De uma das crônicas do livro (se me perdoam a auto-citação):
.
"A mudança sutil começa como uma mu­dança na própria sutileza: altera-se a medida de modo que o que sentíamos como leveza agora sentimos como peso e o que nem sen­tíamos –por ser etéreo- torna-se levemente sensível".

18 dezembro 2012

fiim

Fiz um livro, o nome dele é "Política Zero". É uma seleção das crônicas que publiquei em 2011 no jornal Página 20, intercaladas com outras mais antigas, dos blogs ou de velhos jornais. São coisas que venho pensando, nos últimos tempos, sobre política. Os textos antigos entram porque são insights, porque permanecem atuais, porque antecipam idéias que se firmariam no futuro ou, simplesmente, porque me agradam. 
.
Diagramei, ilustrei com meus desenhos toscos, imprimi em computador e fiz cópias xerox das páginas. Minha mulher e minha filha vão costurando e colando. Eu mesmo saio às ruas vendendo a quem encontro. Minha sobrinha, meu sobrinho e os amigos prometeram organizar um sarau de lançamento no Casarão. Semana que vem, colocarei algumas dezenas de exemplares na Livraria Nobel. 
.
Transcrevo o parágrafo final do texto de apresentação:


"O que espero com tal publicação, além de rios de dinheiro e fama mundial? Sinceramente, espero desencanar de vez da programação mental proporcionada por décadas de política, fechar essa conta em minha vida para poder inventar e descobrir coisas novas, outras formas de viver e pensar. De quebra, quero estimular outras pessoas dispostas a descolar-se das antigas plataformas. Mas fico contente se puder, ao menos, a cada crônica, proporcionar dois minutos de reflexão".

Compre, leia e dê de presente "Política Zero". 
.